quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Festa de Batizado: Como organizar

A festa de batismo normalmente é oferecida apenas para os familiares e amigos mais próximos. Sempre adaptada de acordo com o horário da celebração.


Vamos as dicas de como organizar: Espero que gostem!!!

Precisa mandar convite?
Sim, existem convites especiais para batismo (com anjinhos ou símbolos religiosos), que podem ser confeccionados de acordo o desejo dos pais (mamãequefez) ou comprar prontos em livrarias e lojas especializadas. Mas o convite também pode ser feito apenas por telefone ou até e-mail, já que os convidados costumam ser pessoas próximas.

Quem convidar?
Em geral o batizado é uma festa mais íntima, na qual são incluídas somente as pessoas que estiverem na cerimônia na igreja. Convidam-se os padrinhos, além dos avós da criança, os tios e amigos próximos. A expectativa é que haja alguma reunião ou comemoração logo depois da parte religiosa (um almoço ou lanche, dependendo do horário), mas não é uma obrigação.
Se você não quiser ou não puder fazer uma festinha, despeça-se dos convidados na igreja mesmo, e, quem sabe, entregue algum tipo de lembrancinha para agradecer a presença.

Batizado no fim da manhã: almoço em casa?
Se a celebração do batizado terminar perto da hora do almoço, o ideal é que seja servido uma refeição na casa dos pais ou em um local apropriado. Às vezes são os padrinhos ou os avós que oferecem o almoço. A comida pode ser mais leve, combinando com a ocasião, mas, se você é mesmo da turma da feijoada ou do churrasco, faça o que for do seu gosto e acima de tudo, seja prático.

Uma sugestão para agradar todos os paladares é preparar uma massa ou torta salgada, dois pratos com carne ou frango, arroz e uma saladona.

Para a sobremesa, além do bolo, você pode servir uma torta e uma musse ou encher uma mesa de docinhos .

Se o almoço for em um restaurante, os pais devem pagar para todos?
Sim, o costume é que os pais ofereçam o almoço, se convidarem os padrinhos e parentes para ir a um restaurante. Não tem problema nenhum cada um pagar a sua conta, desde que isso tenha sido combinado antes com todos e esteja bem claro, para não criar situações chatas de última hora.

Se você não está podendo bancar um almoço para muita gente, existe a possibilidade de convidar apenas os padrinhos para almoçar fora, em agradecimento. Nesse caso, chame somente quem for estritamente necessário para a cerimônia na igreja (como os avós) e use a sinceridade, dizendo que não vai haver comemoração, apenas um almoço simples com os padrinhos.

Batizado à tarde: café ou lanche? 
Se a cerimônia do batismo for depois do almoço, você pode servir um lanche para os convidados. O cardápio é mais livre: café, sucos, refrigerantes, sanduíches, salgados, pães, tortas, docinhos… Tudo vai depender do seu orçamento. Você também pode oferecer uma festinha no estilo coquetel, com salgadinhos e bolo, como faria numa festa normal de aniversário. A opção do café (ou chá), porém, é mais charmosa, porque os convidados podem se sentar em volta da mesa e conversar sobre a linda vida que o bebê terá pela frente.

Decoração: o que fazer?
Uma reunião de batizado não precisa de decoração muito elaborada e nem “tema”. Um arranjo de flores brancas na mesa, vasinhos menores espalhados pela sala, bandejas de louça branca, forminhas de docinhos delicadas já dão o tom elegante e sóbrio da ocasião. O branco e as cores suaves são os mais usados para o bolo e os docinhos. Anjinhos também podem servir de enfeites, se for do seu gosto. Não há problema algum em fazer uma reunião descontraída e despojada, mas se você quiser apostar em toalhas de renda, velas perfumadas e talheres, pratos e copos de verdade, no lugar dos descartáveis, certamente vai criar um clima mais caprichado.

Lembrancinha: o que dar?
Uma data tão especial como o batizado merece ficar guardada na memória de quem esteve presente, principalmente por ser um círculo tão íntimo de parentes e amigos. Por esse motivo, é simpático oferecer lembrancinhas aos convidados. Existem várias opções, como terços ou miniterços e vidrinhos de água-benta. Mas nada impede que você ofereça lembrancinhas mais livres, como marcadores de livros, plantas, bem-casados ou caixinhas com brigadeiros. 

Pode fazer a festa de batismo junto com o aniversário de 1 ano?
Sim, é até possível fazer a festa de batizado junto com o aniversário de 1 ano. Há, porém, algumas considerações. Em primeiro lugar, os padres preferem que a criança seja mais nova na hora do batizado. Além dos motivos religiosos (de abençoar a criança o quanto antes), há o fato de uma criança de 1 ano já ser bastante ativa e poder ter dificuldade em ficar quietinha na hora da cerimônia (eu passei com isso, João com dois aninhos não foi nada fácil).

Depois, é preciso pensar na lista de convidados. Pode ser que ela seja maior que a do batizado sozinho. Pense bem se vale a pena convidar todo mundo para a cerimônia na igreja. Uma opção é fazer o batizado de manhã e a festa à tarde, assim nem todos os convidados precisam ir à igreja também (só os mais próximos).

Se a festa de 1 ano que você planeja fazer for uma reunião íntima, então é realmente mais fácil fazer uma comemoração só.

A cara da festa ou do almoço pode ser mais de aniversário. O convite precisa explicar a comemoração dupla (batizado e aniversário) e o tema da festa pode ser mais discreto. Temas de personagens infantis, que caem bem nos aniversários, nem sempre se encaixam para a ocasião do batismo.

Algumas fotos fofas para inspirar....








Fonte:www.brasil.babycenter.com
Imagens retiradas na internet
Daniela Souto
Mamãe que fez

4 comentários:

  1. parabens muito lindo......

    ResponderExcluir
  2. adorei as dicas ja que vou batizar o meu filho. Parabéns tudo muito lindo

    ResponderExcluir
  3. Adorei vc está de parabens vou batizar minha estrela e aprendi muito com suas dicas

    ResponderExcluir
  4. eu gostei mais queria mais dicas para fazer em casa o meu batizado

    ResponderExcluir